terça-feira, 20 de agosto de 2013

Crônica – Temperos de Martins


Por Lamonier Araújo

Cidade Serrana de clima frio e uma vontade de não querer sair. Martins de sabores, de temperos e festivais gastronômicos. Quem conhece o calor das praias potiguares não imagina que no interior do estado, no alto de uma serra, se esconde um cardápio de sensações. A velocidade passa, disfarça e perpassa por situações e amizades que fazemos durante o preparo de um novo prato.

Tudo começou com um simples Ratatouille na casa de Dona Elita, uma moradora sorridente daquela cidade. A panela vermelha atraia a atenção dos olhos, os legumes voltavam-se para o paladar, enquanto os condimentos, me condicionavam ao cheiro de uma verdadeira cozinha caseira. Um pequeno caldeirão com sotaque franco-potiguar.

Nos restaurantes e barzinhos o sabor estava. A qualidade não era igual à da cozinha de Dona Elita, mas a diferença também tinha seu sabor. Eram petiscos na brasa, porções nas panelas de barro, sem falar no chocolate quente numa noite de 16 graus. Para quem desejasse tinha queijo de cabra acompanhado de um bom vinho. As pessoas sorriam como se a noite não tivesse fim e os amigos fossem suas estrelas. O sabor da felicidade estava ali, descrito em um bom cardápio de amizades.

Nas ruas, um festival gastronômico rolava. A Tilápia era o ponto de partida, e a mesa o ponto de chegada. Mas até lá, muita coisa tinha que ser feita. Os chefes tinham que descobrir, modificar, criar situações em torno do peixe. A cozinha era o ringue. E que não se deixe acreditar que a tarefa era fácil. Jurados, avaliadores e um público observador queria o melhor. Entre as armas de batalha, tudo era permitido.

Enquanto o ardor da pimenta aquecia o paladar da competição, a manteiga de garrafa embriagava o ambiente. Os pratos foram postos à prova. Decorados de verde e amarelo, apresentados sobre a folha de bananeira ou envelopados a caráter. Sabores pra todos os gostos e cores para todos os olhares.





Créditos das Imagens: Lamonier Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário