terça-feira, 25 de março de 2014

Martins recebe caravana do diagnóstico precoce do Câncer Infanto-Juvenil











Na manhã desta terça-feira, 25, a Prefeitura de Martins ofereceu capacitação a todos os Profissionais da Saúde do município sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. O evento aconteceu no Auditório da Casa de Cultura Popular, às 9 horas, e contou com a presença de Neide Filha (gerente da Casa Durval Paiva) e Dra. Cassandra Valle (Oncologista Pediatra).

Na oportunidade, Neide Filha, fez uma rápida explanação sobre a criação da Casa Durval Paiva, no estado, e mostrou o trabalho que a entidade realiza no apoio a criança com câncer. Em seguida, a Médica Oncologista Dra. Cassandra Valle, repassou informações sobre os principais sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, capacitando todos os profissionais presentes no evento. 

Para Frank Andrei, Secretário Municipal de Saúde, esta capacitação é uma forma de levar mais informação a todos os profissionais da Saúde, mesmo a cidade não registrando muitos casos da doença. "É sempre bom obter mais conhecimento, ainda mais sobre o câncer, uma doença tão estigmatizada. E todos os profissionais que compõem a saúde do município teve essa oportunidade. Agora é trabalhar com mais intensidade e sempre que aparecer sinais da doença, buscar esse diagnóstico precoce, para que os pacientes possam ter mais chances de cura", destaca Frank Andrei.

Sobre a campanha:

Essa campanha partiu em 2009, e, hoje, está incluído entre suas ações a capacitação técnica voltada aos profissionais da ESF – Estratégia da Saúde da Família. Com essa iniciativa a campanha passou a contar, com a mão de obra qualificada como agentes multiplicadores do conhecimento, o que proporcionou um resultado ainda melhor, fruto da captação de agentes que se engajaram neste propositivo, contribuindo com a propagação da importância do Diagnóstico Precoce, que pode proporcionar maiores chances de cura, sem seqüelas.

O câncer na infância possui causas diferentes do câncer no adulto, enquanto nos adultos os fatores externos podem causar a doença, na criança, o fato genético (alteração genética que a criança possui em seu DNA), atua como principal determinante desta doença, junto com os fatores ambientais e os neonatais.

Para o câncer infanto-juvenil não há causa específica em que se possa atuar prevenindo. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia. Os pais e todos que convivem com as crianças e os adolescentes, devem estar atentos a sinais e sintomas como: dor difusa nos ossos, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça freqüente principalmente associada a vômitos pela manhã, mancha branca no olho, febre persistente sem causa aparente, emagrecimento, sangramentos anormais, tumoração em ossos ou musculatura, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, dor abdominal principalmente associada às tumorações abdominais, entre outros, podem ser sugestivos de um câncer infantil e indicam que a criança precisa ser examinada por um especialista (oncologista pediatra).

A Casa Durval Paiva é uma entidade sem fins lucrativos, sustentada por doações e gestos de solidariedade da comunidade que há 19 anos tem dado o suporte biopsicossocial às crianças e a adolescentes que lutam contra o câncer no Rio Grande do Norte. Nesse período, 1.456 pacientes já foram atendidos. Números de Fevereiro/2014 registram 836 pacientes cadastrados, sendo 635 estão em tratamento.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário